“Abrir o ângulo, fechar o foco sobre a vida,

transcender pela lente do amor”

 

(Gilberto Gil)

 

A arte de João Ferreira ultrapassa a matéria, pois é na essência do ser humano que esse talentoso designer vai buscar inspiração para criar elos de comunicação visual.

 

Baiano de Alagoinhas, João foi criado no interior do estado, em Ipirá e Nova Soure, daí esse “link” com o meio rural, quase sempre presente, principalmente, em seus trabalhos fotográficos. Mas, essa referência não se limita apenas ao espaço ambiental… aprofundando-se no “interior humano”.

 

Suas paixões: artes plásticas, fotografia, cinema e quadrinhos, estão sempre inspirando suas criações. Artista Multimídia, João passeia com irreverência pelas artes visuais, domina a linguagem gráfica, mas é na fotografia que se revela um talento inato, porém, aperfeiçoado com a prática.

 

O fotógrafo

 

A intimidade de João Ferreira com a imagem vai além do equipamento fotográfico. É uma relação que começou na memória emocional do artista, ainda criança, na prática de ver, sentir e capturar o momento…

 

Mas, o que faz a diferença na fotografia de João Ferreira? É simples: o olhar sensível do artista que, através de suas lentes, consegue despir seus personagens de poses revelando seus verdadeiros sentimentos.

 

“Eu gosto mesmo é de fotografar pessoas – o ‘bicho gente’. Cada rosto conta uma história diferente de vida, a maioria histórias sofridas. Gosto de relatar, através das minha fotos, esse conto da alma.”

 

É dominando essa linguagem (não verbal) da fotografia, que João transforma o instante em eternidade, nos colocando diante do mistério e da poética. Ele prefere não usar o flash. Assim, suas imagens são um recorte fiel da realidade onde predominam as variações luminosas do ambiente e do olhar humano.

 

O designer

 

Desde pequeno João já desenhava, mas, o talento foi descoberto, por acaso, por um tio que é critico de arte e o levou para Espanha quando adolescente. Lá, fez cursos de espanhol, francês, e inglês; desenho e pintura, com ênfase no corpo humano; Luz e sombra com o professor Ramón Manzano; Trabalhou como designer gráfico no Grupo Revisión, com Pepe Barro; Participou da campanha dos 500 anos da universidade Santiago de Compostela (1995), quando conheceu o renomado fotógrafo Xurxo Lobato, com quem teve a oportunidade de trabalhar.

 

Ao retornar a Salvador, na bagagem, João trouxe referencias dos estudos de arte e a experiência adquirida na vivência de outras culturas, o que, inconscientemente, ainda se reflete em seu processo criativo. Se formou em designer gráfico pela UNIFACS e trabalhou em diversas empresas como programador visual até fundar sua própria agencia virtual, a GRUPPE, em sociedade com os amigos Luis Carrera e Dodô Vilar.

 

Recentemente João aceitou o desafio de montar o Núcleo de Produção Gráfica da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia – o NPG/ SEPLAN, e hoje é o principal responsável pela comunicação visual de toda secretaria.

 

Como publicitário ou designer sua marca registrada é a agilidade e a versatilidade. Extremamente criativo, João Ferreira, sabe exatamente o que deseja um cliente, e produz com originalidade e qualidade.

 

Comunicar e ao mesmo tempo sensibilizar esse é o impacto da arte de João Ferreira.

 

Adelyne Lacerda

Jornalista e minha amiga!

-------------------------------------------------------------------------------------------

 

Minha querida amiga Tâmara escreveu:

 

A arte de fotografar faz parte da vida de João Ferreira há alguns anos. A fotografia inicialmente aconteceu como um hobby, mas um tempo depois ele estava totalmente envolvido com as imagens do cotidiano. João passou a dedicar seu tempo e sua paixão para conseguir olhares sensíveis e honestos. Para João fotografar é mais do que fixar uma imagem sensibilizada pela luz numa superfície. Fotografar é uma arte e para ele, uma magia que possui uma função bem determinada e tem características próprias. O impacto é elemento fundamental.

 

O que gosto é de fotografar gente, como eu e você em situações cotidianas.

 

Meus Devaneios:

“O bicho mais interessante de fotografar, é o bicho gente”

Read more
  • JoinedNovember 2008
  • OccupationDesigner
  • HometownBarra do Itariri
  • Current citySalvador
  • CountryBrasil
View all

Photos of João Ferreira

Testimonials

Have something nice to say about João Ferreira? Write a testimonial